Ricos e Famosos

 

mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que entrar um rico no Reino dos Céus, disse o Senhor aos seus discípulos. E Ele sabia do que estava falando. Rico pode ir para Seichelles, para o Caribe ou para as Ilhas Gregas, mas não entrará no Reino Celeste sem antes livrar-se da sua riqueza em prol da Santa Madre para que seja distribuída entre os menos afortunados. Falo da Igreja Católica Apostólica Romana, que Santa Madre só tem uma.

Quando o pio São Jerônimo traduziu kamelos por camelo, não estava ele cometendo um erro, que santo não erra, exceto na cabeça de ateu e de protestante, que não entendem nada de religião. Estava o velho santo grifando, reforçando a idéia do Senhor quanto à dificuldade de entrar no Céu uma dessas pessoas que vivem dizendo "Deus lhe favoreça" aos menos favorecidos, como se Deus tivesse alguma culpa desses pobres coitados assim terem nascido.

Os ricos, que por mais perfume francês que usem não são flor que se cheire, tentam distorcer a máxima divina, dizendo que por buraco de agulha o Senhor referia-se às portas laterais de Jerusalém, pelas quais um camelo para passar tinha que ser despojado de sua carga. Dizem que daí vem a expressão "o buraco é mais em baixo" e que dava para um camelo passar com a carga amarrada na barriga ou enfiada em lugares estratégicos da sua anatomia. Esses ímpios tentam fazer com que o Santo Padre ateste esse absurdo, confiando que armados com um atestado do sucessor de Pedro, possam passar numa boa pelo Santo Porteiro na entrada do Paraíso.

Outros dizem que houve um engano na ordenação da frase e que o Senhor teria se referido a uma agulha passar por um camelo, o que seria difícil, uma vez que a agulha tende a ficar presa em algum ponto do aparelho digestivo do animal, mas não impossível já que, enfiada num caroço de tâmara uma agulha pode passar de cabo a rabo do pachorrento irracional sem problemas. Não vejo, porém, como vão enfiar um rico num caroço de tâmara. Porém, tornou-se um hábito nos enterros chiques, se enfiar um caroço de tâmara no defunto, afinal, se tudo se originou num erro de ordenação, nunca se sabe.

Ora, me direis, então é impossível que um rico vá ao paraíso? E eu vos responderei: homens de pouca fé, Deus tudo pode! Deus pode mais que o Bill Gates e o Roberto Marinho juntos. Se Deus quiser que um rico entre no Reino dos Céus ele entra e não tem discussão na portaria, como se Deus quiser que um camelo passe pelo fundo de uma agulha, ele passa, e o Senhor, em sua infinita bondade, só não faz isso em respeito à integridade física do pobre animal.

Então, se sois rico, entregue-se ao Onipotente, abra sua casa e seu cofre a Ele. Se tudo que tendes, por Ele vos foi dado, nada mais justo que Lhe deis participação nos lucros. Na impossibilidade de fazê-lo diretamente, que o Altíssimo tem mais o que fazer que ficar freqüentando o hi-so em busca de contribuições, utilize um substituto autorizado pela Igreja, seus filhos diletos, que tudo abandonaram para segui-lo. Como disse o Senhor, quem meus filhos beija, a minha boca adoça

Diversa ab illis virtute valemus.

Padre Américo

Acima