Potpourri

 

Papa Irresponsável

O santo papa pediu perdão a Galileu, pediu perdão pelo holocausto judeu ( ainda mal explicando as relações da igreja com os líderes nazistas, e ajuda a estes após o fim da guerra), mas continua a trilha de asneiras perpretadas pela igreja católica. Acaba de ser instalado processo contra ele pela comunidade gay da Holanda. Ocorre que este padre - o que não deixa de ser por ter sido eleito padre- continua anunciando que a Igreja sabe o que é ou não "da natureza" e "contra a natureza", como se tivesse cacifo suficiente para isto. Homossexualismo está presente entre os animais (leia sobre os macacos bonobo , por exemplo), é da natureza, como parte da sexualidade integral. Está presente em todos os seres humanos , em maior ou menor grau ( leia os relatórios sobre sexualidade humana publicados em livros). Além disto, independente de ser "natureza" é da "natureza humana". A abstinência sexual é "da natureza"? É uma opção cultural. A Igreja se aproveita desta opção desde o século XII para preservar a posse de seus bens (evitando que os padres casem e transmitam bens por herança). Acho bastante cruel esta apropriação da sexualidade alheia. Por outro lado, o papa comete crime contra a humanidade quando estimula sexo sem preservativo. Algo que o futuro julgará com severidade. A Cúria Romana é irresponsável. Eu sugiro que os órgãos do governo federal que dão montes de dinheiro às ONGS ligadas à Igreja para prevenir AIDS parem de dá-los, já que os católicos não têm condições de lidar com a temática sexual de uma forma racional e passem a distribuir a grana para entidades competentes que não estejam sujeitas às ordens deste padre irresponsável.

Santos

 

Caríssimo Santos,

Cada Papa tem características que lhe são próprias. O Papa Paulo VI foi o grande administrador, o Papa João XXIII era gordo e bonachão, o Papa João Paulo I, foi um pastor de almas. Nosso Papa João Paulo II pede perdão. É o bordão dele. Uma questão de marketing religioso. Nada tem a ver com erros da Igreja, que a Igreja, assim como seus Papas, nunca erra. Assim, podemos dizer que essa história dos gays holandeses é apenas veadagem.

Erra a nossa ovelhinha ao dizer que o nosso amantíssimo pontífice é apenas um padre. Wojtilla era um padre. João Paulo II é um Papa. De padre a Papa, é como da água para o vinho e só Nosso Senhor Jesus Cristo pode transformar um em outro. Um padre tem suas falhas já que é um homem como outro qualquer, criado à imagem e semelhança de Deus; já um Papa é infalível, coisa que nem o próprio Altíssimo, apesar de onipotente, almeja ser. E quando ele fala pela Igreja, esta automaticamente passa a ser infalível também. 

A Igreja abomina o homossexualismo pela sua anormalidade. Reconhece que ele exista entre os animais, igualmente como uma anormalidade, recomendando os seus fieis tratarem seus bichinhos desviantes com psicólogos animais especializados, além de levá-los no dia de São Francisco de Assis a um templo credenciado, para que lhes seja concedido o perdão dos seus pecados.

Peca pela iniqüidade o nosso pequeno ovino, ao acusar nosso Santo Papa de estimular o sexo sem preservativo. Na verdade, o pio João Paulo II nem estimula o sexo, muito pelo contrário, nem mesmo a masturbação, sendo aquele gesto que ele continuamente faz apenas conseqüência do Parkinsonismo do qual é vítima. Prega o nosso Pontífice a castidade, o casamento responsável e fiel, para procriação, coisa que dispensa completamente preservativos ou outros artefatos, sem perigo para a saúde física ou moral dos seus partícipes.

Por isso, bem faz o nosso meritíssimo governo ao distribuir entre as ONGS católicas esse dinheiro, onde ele será bem aplicado em encontros de casais com Cristo, estímulo às vocações sacerdotais e outros métodos cristãos de combate à AIDS.

Qualis vita, finis ita!

Padre Américo

 

Concordo que as pessoas têm direito da crítica. Acho que se foi o tempo, contudo, em que a Igreja tinha o direito despótico de dizer o que é certo ou errado. Infelizmente a Igreja tem sido uma vilã não só em relação à questão sexual, mas em relação a questões tão sérias quanto (por, exemplo, sua postura em relação aos não-católicos há algumas décadas atrás, na segunda guerra). É uma instituição rígida, incapaz de liberar-se da análise literal de certas regras ). 

Toda prática sexual realizada por indivíduos responsáveis por si mesmos ( adultos, capazes de assumir a opção de seus atos) é correta, independente de sua  opção sexual. É uma questão de direito individual. Se a Igreja se coloca contra a liberdade do indivíduo, mantem-se contra o valor maior do ser humano e, portanto, não deve ter sua opinião respeitada. Aliás, ninguém está nem aí para o que este padre fala, não? Foi-se o tempo da ditadura eclesiástica. Graças a Deus. Se eles falam - os padres - a gente desconfia.

Santos

 

Plácida ovelhinha,

Equivocas-te ao crer que foram engolfados pela névoa do passado os tempos em que a nossa Igreja tinha o direito despótico de definir o certo e o errado. Esse continua sendo um direito despótico inalienável da Igreja Vaticana. Já imaginaste a confusão que seria se cada um pudesse se arrogar o direito de determinar o seu certo e o seu errado? Trêfegas mocinhas isentariam de pecado a entrega de suas virgindades nas mãos, por assim dizer, de eventuais namoradinhos; insidiosos políticos taxariam como errado a honra e a honestidade no poder; bucentas feministas determinariam como certo o voto da mulher. 

Por isso, a Igreja Católica, sabiamente não abre mão dessa prerrogativa, outorgada pelo próprio Cristo a seu discípulo Pedro, com amplos poderes visando a evangelização ampla geral e irrestrita do nosso planeta, lhe permitindo assinar em seu nome tudo o que fosse necessário ao expediente, além de lhe dar poderes especiais de transigir, desistir, concordar, replicar, treplicar, discordar, agravar, recorrer, firmar compromisso, dar e receber quitação, acolher pedidos de prorrogação, opor, protestar, impugnar, requerer ou determinar nulidade, pedir reconsideração, manifestar-se sobre oposições e recursos, apresentar acusações ou defesas escritas ou orais, efetuar recebimento de taxas, contribuições, esmolas e impostos, passar recibo ou não, criar quaisquer tipos de formalidades, agir em qualquer instância e, finalmente, substabelecer essa prerrogativa no todo ou em parte, o que foi feito, no todo, para a sua Igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Assim, continua valendo a diretriz da nossa Santa Madre Igreja no que tange ao homossexualismo. Entregar-se a outro ser do mesmo sexo, seja este da mesma espécie ou não, é um pecado mortal, senão hediondo pela ameaça que traz aos seres, enquanto humanos, quanto à perpetuação da espécie.

Não dê ouvidos a padres cuja luxúria se sobrepõe à sublime virtude da castidade; mas pode acreditar na palavra desse modesto santo homem.

Erunt duo in carne una!

Padre Americo

 

Glória ao Pai!

o espírito santo é pai do filho???????

o tal espírito foi fogo.

corneou o jose, com maria.

não assumiu o filho , dizendo que o pai era outro.

cara safado!

--
        RELIGIÃO É O VÔMITO DO MEDO  DOURADO
         COM A PROMESSA DO ETERNO PRIETO

 

Incréu Prieto!

Externas tua compreensível ignorância sobre a Santíssima Trindade. Pai é pai! Assim, como Filho é filho. O divino Espírito Santo é apenas um coringa que serve para complementar a trinca que chamamos de Deus.

Não houve "corno" explícito ou implícito na divina concepção. O pio São José, quiçá devido a uma papeira na sua juventude, era estéril, incapaz de procriar. Coube assim ao Onipotente o papel de doador e foi o Espírito Santo quem promoveu a concepção in vitro e ao implante do óvulo fecundado. Claro que, tratando-se de assunto divino, tudo foi feito sem a necessidade de custosos laboratórios e principalmente sem despesas para o humilde casal Maria e José, que com extrema alegria acolheram o divino Filho, que julgavam nunca viriam a ter.

Qualis pater, talis filius.

Padre Américo

 

realmente não sei se você é gozador ou altista.

coringa que "come" a mulher do outro é muito boa.

começo a achar que você é mais sabido que eu imaginava.

--
        RELIGIÃO É A PROMESSA DOURADA E
                   O ETERNO MEDO DO PRIETO

 

Morosa ovelhinha,

Entre as nossa Divindades, não existe essa preocupação terrena de quem come quem. E crer que o Divino Espírito Santo pecou contra a castidade de Maria Santíssima é, no mínimo, ingenuidade. Seria como acreditar que o facultativo que procedesse à implantação dos óvulos fecundados in vitro no útero da sua santa esposa, tautocronamente estaria implantando um par de cornos em sua testa.

Foenum habet in cornu.

Padre Américo

 

 

Uma dúvida que sempre tive: Jesus tinha irmãos (com Thiago, que continuou a pregação após Jesús morrer- e ressucitar, segundo seu credo.) Estes filhos de José eram filhos com outra mulher (a irmã ou a mãe de Maria) ? Maria não pode ter sido uma sacerdotisa judaica ? Pois ela era jovem e José bem mais velho quando casaram. E era virgem. Sua concepção pode ter sido um ritual, o que o sr. acha ?

Julián

 

Amantíssimo Julián,

O menino Jesus foi filho unigênito. O que vulgarmente chamamos de filho único, aquele menininho insuportável, gordo e de óculos, não fora ele o nosso salvador. O fato do Deus Pai ter tido um filho em tão provecta idade, já poderia ser considerado em si um milagre, não fosse ele a fonte de todos os milagres. Além do mais, seria uma dor insuportável para um pai, continuar a enviar filhos à morte só para salvar um bando de mal-agradecidos, que nem prestigiam a sua Igreja e nem um óbolo descente deixam em sua caixa de coleta.

São José, sempre foi casto e fiel, além de estéril e impotente. Quando não estava com a mãe, opressora como qualquer mãe judia, crescia o menino Jesus entre os sacerdotes, onde aprendeu desde cedo o seu ofício (mais lucrativo que o do seu pai putativo) e a quem deslumbrava com a sua sabedoria. Essa carência de convivência com meninos da sua própria idade refletiu-se no seu comportamento depois de adulto, chamando a todos de seu povo de irmãos, o que hoje é imitado pelos afro-americanos. Isso criou diversos equívocos no traçado de sua árvore genealógica, como esse que nossa amável ovelhinha comete.

Disciplina, pauperibus divitiae, divitibus ornamentum, senibus oblectamentum.

Padre Américo

 

É com extremo júbilo que acolhemos a radiante presença desse santo homem no seio do newsgroup, trazendo júbilo às almas fortes e receio às vacilantes. Que todo possam conhecer o Grandão que padre Américo nos trás, ops, traz, mas eu não, que sou ateu...

Daniel

Caríssimo Daniel,

A realidade, como um punho fechado, nos turba a visão. Donde ser chamada de "dura realidade". E vem turvando a visão da minha doutro modo lúcida ovelhinha, fazendo-a crer-se um ignóbil ateu, ignorando toda a sua formação católica apostólica romana. Fazendo-a esquecer suas vocações sacerdotais, sua ânsia pela sublime castidade, seu amor infindo a Maria Santíssima.

Volta ao aprisco, ovelhinha. Essa terça feira teremos Terço Bizantino na paróquia. E bingo. Aguardamos-te!

De omni re scibili et quibusdam aliis.

Padre Américo

 

 

A Glória de Deus

Os céus proclamam a glória de Deus!

Roberto

 

Amantíssimo Roberto,

Somente a Igreja Católica Apostólica Romana está autorizada a proclamar a glória do Altíssimo. Por isso, se nosso irmãozinho viu algum teco-teco, ultra-leve ou balão de hélio a fazer propaganda indevida e ilegal, a Santa Sé agradeceria que o fiel nos alertasse com dados mais objetivos para que providencias legais possam ser tomadas.

Post equitem sedet atra cura.

Padre Américo

 

Não entendi...

Destroyer

 

Aguerrida ovelhinha,

Essa sua dificuldade de compreender coisas tão simples e básicas na nossa religião pode ser facilmente contornada com muito jejum e oração e alguma contribuição aos cofres da sua paróquia.

Aquila non capit muscas.

Padre Américo

 

 

TV Canção Nova a Libertação!

Sintonize a TV Canção Nova, - pôr tv a cabo ou parabólica.

E..., saio do buraco em que está a sua vida!...

Roberto

 

Incômodo Roberto,

Porque não te limitas a sair do buraco dos outros em vez de exigir como condição que coloquem uma musiquinha?

Ab amicis honesta petamus.

Padre Américo

 

Os Incas e Astecas faziam Sacrifícios Humanos!

Assisti no canal Discovery pela Direct-TV, - que os Incas e Astecas faziam sacrifícios humanos coletivos. Foram descobertos em recentes escavações, múmias de centenas de jovens moças com a idade de aprox. 16 a 17 anos, amarradas em colunas e sacrificadas com golpes de cutelos na nuca. Então, Francisco Pizarro não estava tratando com nenhum time de senhoritas [os incas] de salto alto!... O rei-deus Ataualpa, assassinou seu irmão para se apoderar do império. Ôh, gente santa!...

Roberto

 

Corretíssimo Roberto,

Costumavam os Astecas dedicar virgens aos seus lúbricos deuses. Às vítimas era aplicada uma camada de borracha líquida sobre a face e jogadas na água, onde a borracha endurecia, provocando-lhes a morte por asfixia. Depois eram esfoladas e suas peles vestidas pelos sacerdotes em dança mística aos deuses, enquanto seus espíritos assistiam horrorizados àquele ritual macabro. Por isso, a Santa Madre Igreja, pelo braço armado do pio Cortez, pegou aquela cambada de hereges, lhes amarrou em postes com grossas correntes de navio, encheu de palha os seus pés e tocou fogo em nome do Senhor.

Ora, direis, que diferença moral existe entre um gesto e outro? E eu vos responderei:  enquanto que ao morrer, purificados pelo fogo, as almas desses hereges eram recebidas pelo justo Deus Pai, o alegre Deus Filho e o sábio Espírito Santo para uma vida eterna de paz e alegria, as pobres vítimas dos astecas iam se defrontar com lascivos deuses que as submetiam a terríveis sevícias, consideradas como reprováveis mesmo ao sul da linha do equador.

Parva scintilla excitavit magnum incendium!

Padre Américo

 

PIO, HERNÁN CORTÉS ?????

O sr. deveria estudar história com outros olhos... pio... ainda estou chocado...

"Cambada de hereges". Essa é sua fórmula de compaixão ?

O problema é que também foram queimados livros, por heresia, e que a carnificínia portuguesa-espanhola durou mais 500 anos.

E não acredito nem um pouco de que Hernán Cortés pensasse nas almas de alguém além do Atlântico. A sua conquista foi usandoo sequestro de Moctezuma. Inclusive Cortés foi convidado ao palácio como hóspede, na
tentativa de fazê-lo um aliado, e à noite os espanhóis furaram a parede do palácio onde estava o cofre real. Ao serem descobertos, foram até os aposentos do rei e os sequestraram, saindo do centro da cidade com ele.

Não vejo nenhum interesse de nenhuma alma por aqui. O sr. fez parecer seus atos os atos de quem perdoa, mas não foram, não.

Sangue não justifica sangue, e me estranha que uma pessoa letrada e consciente com o sr., que sabe muito mais latim do que eu, que não saio do "Timeo Danaos et dona ferentes" e do "Vanitas vanitatum et omnia vanitas", me estranha que o senhor justifique atos de guerra com esses. Só por serem de sua igreja, não compete. Eu justifico que as pessoas desses tempos pensassem diferente do que nós. Afinal, todos os nossos antepassados se estraçalharam no passado. Nosso dever é compreender e perdoar.

Os compreende e pedroa oa maias, os astecas, os "adelantados" ? Éssa é a chave (aí o sr. pode dizer à vontade que Jésus é Amor, e pode ser verdade, nesse contexto).

Uma anedota de Mohandas Gandhi: um indiano foi até ele, e disse que, no arrebatamento de sua fúria por outras mortes, tinha matado uma família muçulmana. Ao ver um menino, filho caçula, não conseguiu matá-lo e se arrependeu de seu ato. Não sabia o que fazer com o caçula nme consigo mesmo, já que (óbvio, né?) não encontrava paz. Gandhi lhe sugeriu adotar a criança -mas criá-la sob os preceitos muçulmanos. Raro ensinamento, o da compaixão.

Julián

 

Inquisitivo Julián,

Falei no pio Hernán e mantenho a minha palavra; pio era esse guerreiro da fé. Se milhares foram mortos sob a lâmina de sua espada e sobre o fogo das suas achas, esses milhares foram hereges, que zombavam da Santíssima Trindade, da Santa Igreja Católica, da remissão dos pecados e da comunhão dos santos. E foram todos despachados para uma vida melhor e eterna, com suas heresias perdoadas. Do mesmo modo, apenas livros hereges foram queimados, o que infelizmente significou toda a biblioteca Asteca.

Outrossim, nunca afirmei que Cortés fosse perfeito. E Deus, que é pai onibenevolente mas que não passa a mão em cabeça de filho desobediente, ao perceber que o defensor da sua fé deixara que a cobiça concorresse com a piedade no seu coração, fez ceder a ponte sobre o lago onde flutuava Tenochtitlán, quando por ali passava sua carroça com o ignóbil butim, mergulhando para todo o sempre o pecaminoso tesouro de Motecozuma nas escuras águas do lago, mesmo às custas de perder todo aquele vil metal, que hoje poderia estar nas paredes dos seus templos a exaltar a sua glória.

Os Asteca e os Maia não só foram perdoados como reconduzidos à verdadeira fé de nosso senhor Jesus Cristo.

Mostrou o provecto Mahatma sabedoria ao recomendar um assassino a criar o filho de suas vítimas na fé dos seus pais. Entre fés equivocadas, opta-se pela mais arraigada. O mesmo não prevaleceria se o caso fosse de um guerreiro cristão eliminar uma família herege. Nesses casos, o pequeno rebento seria criado na verdadeira fé cristã, que justificou tal morticínio.

Debemur morti nos nostraque.

Padre Américo

 

Acima