O Sumiço

 

Desde o último carnaval, encontra-se desaparecido o Padre Américo, nunca tendo chegado a proferir a sua aguardada homília da quarta-feira de cinzas. Sua enxerga encontra-se impecavelmente arrumada, seus livros estão em ordem; no seu guarda roupa, lavadas e passadas sua muda de cuecas e de batina e um par de meias Nike. Para adensar o mistério, lá está o seu único par de sandálias. Onde teria ido descalço o santo homem?

Damião, o seu sacristão encontra-se em merecido repouso remunerado durante o mês de março e não sabe de nada. A beata Honorata, tampouco soube informar do paradeiro do sábio macróbio.

Sugeriram as más línguas que estaria o provecto sacerdote de ressaca prolongada jogado em alguma sarjeta, com os cachorros a lhe lamber a cara, aguardando a chegada do seu Mestre e Senhor. Mas isso está fora de questão. Encontros com Jesus em sarjetas são marcas registradas dos evangélicos, e o probo ancião nunca desrespeitaria assim a propriedade intelectual de um concorrente.

Nossa grande preocupação é de que o combativo pároco tenha sido seqüestrado. Já fizemos uma coleta entre os paroquianos e já recebemos mais de duzentas doações pensando nessa possibilidade. Mas os R$126,00 recebidos não dariam nem para fazer face às despesas com o Sedex a pagar na eventualidade de mandarem uma orelha do abnegado pastor de almas como prova de seu seqüestro e de seu relativo bem-estar. Por isso, se você gostaria de ajudar, nos envie o seu cartão de crédito que o devolveremos logo que a pendência for resolvida.

R.

(Secretário Pessoal do Santo Padre)

 

Olá, Roger.

Cartão de crédito não vai dar, mas eu gostaria muito de rezar por ele, o poder de muita pessoas orando pelo mesmo fim é indescritível!!

Bem, mas espero sinceramente que ele volte logo. Suas contribuições não têm par.

Daniel Sottomaior.

 

Meu bom amigo e fervoroso devoto de Maria, Daniel,

Sabiamente vos esquivaste da insidiosa proposta do meu secretário particular. Retornando de uma cansativa mas espiritualmente reconfortante maratona pelo Caminho de São Tiago, com patrocínio das Sandálias Franciscanas, encontrei minha mesa cheia de cartões de crédito, que já foram devidamente devolvidos aos seus legítimos donos, com um pequeno débito de 100 reais em cada para despesas de re-envio, além do conserto do teto de nossa sacristia, mais comprometido que o do salário dos nossos probos juízes.

Agradeço-vos pela preocupação pela saúde desse modesto santo-homem e pelas suas orações. Graças a elas e à Varig, aqui estou em perfeita saúde para continuar com essa faina de levar o Evangelho a essa cambada de incréus.

Todos sabemos do poder da oração em conjunto, responsável por curas maravilhosas, e que só não nos preservou o presidente Tancredo por ser o mesmo portador de gravíssima peritonite.

Variatio delectat

Padre Americo

 

Para alívio dos seus inúmeros fiéis, o santo homem Padre Américo encontra-se de volta à nossa comunidade. Encontrava-se o sábio ancião em maratona pelo Caminho de Santiago, com o patrocínio das Sandálias Franciscanas. 

Disputando a prova contra concorrentes de sabida experiência, como Baby do Brasil (née Consuelo) e Shirley Maclaine, nosso aguerrido sacerdote não levou sorte,  não chegando a completar a prova.  Embora sua prática como andarilho lhe tenha garantido uma excelente posição no grid de largada e as Sandálias Franciscanas tenham feito um excelente trabalho de troca nos pit-stops, o reabastecimento derrubou o expedito santo homem. Não habituado com o vinho espanhol, o Padre Américo acabou fumaçando e tendo que ser recolhido aos boxes.

Acima