Santo Homem

 

Acho muita pretensão de sua parte de se auto-denominar de SANTO HOMEM. Acredito até em suas boas intenções, embora ache que o senhor deva ter melhores locais onde pregar a palavra de Deus, levando conforto, compreensão, palavras amigas, quem sabe nas prisões, já que estaria de acordo com a atual Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Mas Santo Homem, paciência. Um Karol Wojtila, um Chico Xavier, uma Madre Tereza de Calcutá, uma Irmã Dulce, um Frei Damião de Bozzano poderiam até se autodenominar-se como tal, E NÃO O FAZEM. Caro Padre, penso ainda que sua abordagem é piegas e sem o mínimo possível de probabilidade de resultados positivos. Estaria o senhor.... Não, não, seria demais hipocrisia para um santo homem.

Ronald Alencar Filho  

 

Crítico menino,

Cometes o pecado capital do orgulho ao querer julgar um santo homem pretensioso, quando uma das coisas que nos distinguem é a modéstia. E sem argumentos para sustentar esse julgamento. É por acaso pretensão alguém se denominar médico, engenheiro, analista de sistemas? Não, não é pretensão, mas uma opção de vida. É um equívoco, por outro lado chamar santo homem à preclaríssima Irmã Dulce, à sofridíssima Irmã Tereza. Elas são santas mulheres e, embora possa parecer a mesma coisa, lembra-te do Gênesis ‘macho e fêmea os criou’.

Mas que melhor lugar para levar a palavra divina que as áreas de sexo da Internet? Embora o sexo seja uma coisa criada pelo Senhor para a replicagem do ser humano no mundo, muitos desavisados a ele recorrem para funções menos nobres que a procriação. Assim, muitos pecadores vêm a essa área procurando esse desvio e aqui estou para reconduzi-los ao caminho do Senhor.

A área das prisões no nosso sofrido país é de grande perigo para os sacerdotes e para os santos homens. O Irmão Lorscheider recomendou-me muito cuidado ao lidar com esses marginais e por isso a nossa Campanha da Fraternidade esse ano versará sobre eles. Queremos convencer a essas ovelhas desgarradas que o papel do religioso é de apoio e conforto e não de reféns em tresloucadas escapadas. A Campanha, basicamente feita pela televisão, deverá significar um risco muito menor do que termos que freqüentar diretamente as penitenciárias.

Sapienti sat,

Padre Américo

 

Santíssimo Padre Américo,

Creio que o senhor sabe discursar em um excelente português, claro que também escrever, mais ainda entender. Quando chamamos Irmã Dulce e Madre Tereza de santo homem veja que elas estavam incluidas em contexto onde havia homens. Quando dizemos que rapazes e moças estavam a ouvir palavras do santo padre Américo, podemos dizer que eles (aí entendido rapazes e moças) estavam a ouvir o santo padre Américo. Agora quer o senhor queira ou não santo o senhor não é. Terá a prova disso quando estiver perante o Senhor na prestação de suas contas. Jesus esteve entre prostitutas, leprosos e com certeza entre homossexuais, não me consta que ele tenha tido receio ou até medo de lá estar, estranho muito as ordens recebidas e a Igreja combater o problema das prisões à distância, via televisão. É de bom alvitre a mudança para um rumo mais realista e de acordo com a realidade mental e emocional da sociedade, pois tendo a Igreja cometido tantos abusos na antiguidade (vide Inquisição) não é de estranhar que várias de suas ovelhas estejam desgarrando para outras igrejas, muitas das quais de conteúdo e prática duvidosa (Igreja Universal). Por outro lado se o sexo foi criado só para procriação, acredito que o santo padre em seus sermões deva pregar -- "caríssimos fiéis, só pratiquem o sexo no momento que desejem procriar, então o façam no período tal que sua esposa (ou você mulher) esteja fértil" -- duvido muito que o senhor assim proceda. Repito, acredito em suas boas intenções, mas pela Internet nunca o senhor recuperará uma ovelha desgarrada sequer. Talvez fosse melhor o senhor recuperar as que foram para outras igrejas, alguns homossexuais se dizem "curados" na Igreja Universal. Não desejo continuar esta discussão, pois o modesto santo padre com certeza quererá prolongá-la ad infinitum no sentido de me ajudar a aplacar o pecado capital do orgulho.

 

Doutíssimo Ronald,

Quando chamei a atenção para o uso indevido da classificação de santo homem para as santas mulheres, não estava de modo algum apontando para um erro semântico mas para o equívoco teológico. Não se pode por numa mesma embalagem a farinha de trigo e a farinha de mandioca para que não passem por farinha do mesmo saco. E misturar num mesmo ambiente santos homens e santas mulheres, é colocar em risco a santidade de todos.

A modéstia, como já esclareci é um dos atributos dos santos homens, razão pela qual nunca poderia me arrogar santidade, sob pena do pecado da arrogância. Teologicamente há um abismo entre ser um santo, que modestamente sei que não sou e ser um santo homem, atividade que modestamente, por opção, tenho exercido nos últimos anos.

Só as más línguas podem dizer de Nosso Senhor Jesus Cristo esteve com prostitutas ou homossexuais. Jesus Cristo, Nosso Senhor, guardou a sua castidade até o dia em que entregou a alma ao Santo Pai e ao Divino Espírito Santo, para formar a Santíssima Trindade, razão pela qual nós seguimos a mesma espinhosa trilha. Maria Madalena, mulher de má vida pregressa, abriu mão de seu rendoso negócio para seguir o Senhor e lavar os seus pés com óleos aromáticos, o que não pode ser considerado uma prática sexual, além de ser totalmente desprovida de perigo para Nosso Senhor. Quanto a andar com leprosos, também é um equívoco, limitando-se o Senhor a curar um aqui, outro alí, papel hoje assumido pelos centros médicos do governo.

Não subestime o poder da televisão. Ela é a grande agente manipuladora das emoções humanas e quem acompanha novelas sabe muito bem disso. Se estamos transmitindo um sentimento de apoio e valorização dos presidiários, nada mais nobre e meritório, além de não criar maior risco para a integridade física do nosso pessoal.

A citada perda de muitas das ovelhinhas do nosso rebanho deveu-se à propaganda enganosa de falsos pastores que prometiam a esses tolos ovinos curas maravilhosas, ganhos pecuniários, maior conforto na vida após a morte. Mas já estamos combatendo essas pérfidas organizações no seu próprio terreno, oferecendo curas mais maravilhosas ainda, ganhos pecuniários com uma taxa melhor, e uma vida após a morte com todo o luxo e conforto garantido pelo próprio Senhor e Senhorio que, ao dizer a Simão Pedro "Tu és Pedro e sobre essa pedra construirei a minha Igreja", estava concedendo ao nosso fundador o franchising do verdadeiro Cristianismo e fazendo o primeiro trocadilho de que temos notícia, infelizmente prejudicado pela tradução do aramaico para o português. Assim, no dia a dia vemos voltar ao aprisco rebanhos e rebanhos de ovelhinhas extraviadas, e para todas mantemos nossos corações e cancelas abertos.

Te enganas ao pensar que a igreja limita o sexo à procriação. Embora criado pelo Senhor com esse objetivo, nada impede que seus efeitos colaterais sejam aproveitados pelo homem e pela mulher para o seu deleite, desde que devidamente unidos pela Igreja pelos laços do sagrado matrimônio. Admite inclusive a Igreja Progressista outras posições sexuais que não a tradicional papai e mamãe, abençoando assim, essa vertente da Santa Madre Igreja, a galinha assada, o carrinho de mão e o espia quem vem, desde que respeitado o domingo e os dias de festa de guarda.

E não subestime tampouco o poder da Internet. Desde que começamos aqui que as desgarradas ovelhinhas negras vêm voltando aos pouquinhos. A renda da paróquia já aumentou em 43 porcento e a qualidade do vinho de missa já é outra.

Salus populi,

Padre Américo

Acima